Marketing e Gastronomia:
Estratégias para Turismo e Hotelaria
Este livro nasce do profundo desejo de seus realizadores de promover a difusão do conhecimento e o alargamento das fronteiras da ciência, através da atividade de pesquisa. Nasce, também, a partir de reflexões teóricas e das práticas de ensino dos diversos pesquisadores envolvidos em sua concepção.
E, por que, afinal, tratar do turismo e hospitalidade? A prática do Turismo é por si só, um dos elementos mais empolgantes e motivadores na busca por realização de todo ser humano. É através dessa experiência, de se transportar para outros mundos e outras realidades, que o ser humano se encontra. E é por meio da descoberta do novo que conhecemos a nós mesmos e que compreendemos melhor nosso papel no mundo. O turismo é, portanto, o responsável pela formação da visão de mundo de quem dele se beneficia.
Indo além dessa visão, o turismo e a hospitalidade também possuem grande importância como atividades econômicas. Segundo a Organização Mundial do Turismo¹, o setor movimentou mais de US$ 1 trilhão no ano de 2014, em todo o planeta. Ainda conforme a instituição, 2014 foi o quinto ano consecutivo de aumento no número de viajantes¹. De todos os continentes, as Américas registraram o maior crescimento, de cerca de 7%. A Ásia ficou com cerca de 5% de crescimento, enquanto a Europa teve um crescimento de 4% e a África, cerca de 2%¹.
No cenário das Américas, é possível afirmar que o Brasil é, hoje, um dos destinos turísticos mais heterogêneos do mundo. Existem ofertas que incluem os segmentos de eventos, de sol e praia, esportes, aventura, ecoturismo e cultura.
Para a devida compreensão do turismo, é importante que haja também uma forte orientação para o mercado, baseada em adequadas estratégias de marketing. Assim, o turismo precisa ser pensado sob o viés de mercado. A gestão mercadológica representa um forte fator de diferenciação competitiva para as empresas que atuam no setor turístico, especialmente os hotéis e pousadas, que enfrentam forte concorrência em um mercado extremamente acirrado.
Frente a esse importante fator, a parte um desse livro é constituída por artigos que abordam as estratégias mercadológicas no turismo, aprofundando, dentre outras vertentes, sua aplicabilidade, através de estudos de casos em empresas cearenses.
Outro forte elemento turístico que tem sido bastante explorado e que possui um grande potencial econômico é a gastronomia. Segundo pesquisa¹ da Embratur, feita em 2014, 93,2% dos visitantes aprovaram a culinária do país, reforçando a comida como valor da identidade brasileira. Mediante tal relevância para a formação do patrimônio turístico, a segunda parte desse livro é composta por artigos que tratam da influência da gastronomia no turismo, avaliando como tal fator pode ser significativo para o estabelecimento de uma ampla demanda.
Espera-se que tais pesquisas e reflexões aqui apresentadas contribuam de maneira enriquecedora para o desenvolvimento do eixo tecnológico Hospitalidade e Lazer, compreendendo que esse também engloba o turismo e suas diversas vertentes como elementos de uma crescente área acadêmica e profissional. Essa é a expectativa de todos os autores que ajudaram a compor a presente obra.
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