Pular para o conteúdo principal

Prof. William Quezado lança livro de Marketing aplicado ao Turismo

Marketing e Gastronomia:
Estratégias para Turismo e Hotelaria

Este livro nasce do profundo desejo de seus realizadores de promover a difusão do conhecimento e o alargamento das fronteiras da ciência, através da atividade de pesquisa. Nasce, também, a partir de reflexões teóricas e das práticas de ensino dos diversos pesquisadores envolvidos em sua concepção.
E, por que, afinal, tratar do turismo e hospitalidade? A prática do Turismo é por si só, um dos elementos mais empolgantes e motivadores na busca por realização de todo ser humano. É através dessa experiência, de se transportar para outros mundos e outras realidades, que o ser humano se encontra. E é por meio da descoberta do novo que conhecemos a nós mesmos e que compreendemos melhor nosso papel no mundo. O turismo é, portanto, o responsável pela formação da visão de mundo de quem dele se beneficia.
Indo além dessa visão, o turismo e a hospitalidade também possuem grande importância como atividades econômicas. Segundo a Organização Mundial do Turismo¹, o setor movimentou mais de US$ 1 trilhão no ano de 2014, em todo o planeta. Ainda conforme a instituição, 2014 foi o quinto ano consecutivo de aumento no número de viajantes¹. De todos os continentes, as Américas registraram o maior crescimento, de cerca de 7%. A Ásia ficou com cerca de 5% de crescimento, enquanto a Europa teve um crescimento de 4% e a África, cerca de 2%¹.
No cenário das Américas, é possível afirmar que o Brasil é, hoje, um dos destinos turísticos mais heterogêneos do mundo. Existem ofertas que incluem os segmentos de eventos, de sol e praia, esportes, aventura, ecoturismo e cultura.
Para a devida compreensão do turismo, é importante que haja também uma forte orientação para o mercado, baseada em adequadas estratégias de marketing. Assim, o turismo precisa ser pensado sob o viés de mercado. A gestão mercadológica representa um forte fator de diferenciação competitiva para as empresas que atuam no setor turístico, especialmente os hotéis e pousadas, que enfrentam forte concorrência em um mercado extremamente acirrado.
Frente a esse importante fator, a parte um desse livro é constituída por artigos que abordam as estratégias mercadológicas no turismo, aprofundando, dentre outras vertentes, sua aplicabilidade, através de estudos de casos em empresas cearenses.
Outro forte elemento turístico que tem sido bastante explorado e que possui um grande potencial econômico é a gastronomia. Segundo pesquisa¹ da Embratur, feita em 2014, 93,2% dos visitantes aprovaram a culinária do país, reforçando a comida como valor da identidade brasileira. Mediante tal relevância para a formação do patrimônio turístico, a segunda parte desse livro é composta por artigos que tratam da influência da gastronomia no turismo, avaliando como tal fator pode ser significativo para o estabelecimento de uma ampla demanda.
Espera-se que tais pesquisas e reflexões aqui apresentadas contribuam de maneira enriquecedora para o desenvolvimento do eixo tecnológico Hospitalidade e Lazer, compreendendo que esse também engloba o turismo e suas diversas vertentes como elementos de uma crescente área acadêmica e profissional. Essa é a expectativa de todos os autores que ajudaram a compor a presente obra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paraninfo da Turma de Graduação em Marketing da Estácio|FIC

O Centro Universitário Estácio do Ceará, a Estácio|FIC, realizou sua cerimônia de Colação de Grau dos formandos no Centro de Eventos do Ceará, no ano de 2015. Além dos formandos oriundos dos diversos cursos de graduação da instituição, também se fizeram presentes autoridades do estado, professores, coordenadores e funcionários da instituição, bem como parentes e amigos dos discentes.
Na ocasião, foram homenageados figuras importantes nas diversas áreas de formação dos cursos, destacados como Paraninfos de cada graduação. 
Os Paraninfos são ospadrinhosoumadrinhasdosformandos, sendo umapersonalidade destacada no âmbito do corpo científico da área dosformandos; trata-se em geral, de pessoa de notório saberacadêmico, reconhecida competência e padrão de referência na área específica de conhecimento.
O Professor William Quezado foi escolhido, na ocasião, como Paraninfo do curso de Graduação em Marketing 2015.

Prof. William Quezado ministra disciplina na Pós-Graduação da UniChristus

O Professor William Quezado foi convidado para lecionar a disciplina de Planejamento Estratégico Empresarial  na Pós-Graduação em Controladoria e Gestão Empresarial da UniChristus.

A turma é composta por administradores, contadores e economistas basicamente e tem se aprofundado mais sobre o pensamento estratégico nas organizações estudando as escolas da Estratégia (baseado em Mintzberg) e o planejamento estratégico propriamente dito.
A UniChristus oferece cursos de Medicina, Direito, Administração, Ciências Contábeis, Fisioterapia, Pedagogia e Sistemas de Informação e cerca de 20 cursos de pós-graduação. Possui três modernos prédios com infraestrutura totalmente equipada e com o mais alto padrão: o Campus Dom Luís, o Campus Parque Ecológico e o Campus Dionísio Torrres. A Especialização em Controladoria é tendência no mercado, já que tem sido uma constante a oferta de vagas para Controller nas empresas brasileiras e até nas empresas locais. O Controller utiliza primordialmente o contr…

Professor William Quezado é homenageado na Colação de Grau do Centro Universitário Estácio do Ceará

Professor William Quezado foi homenageado pelo desempenho como docente no curso de Graduação em Marketing do Centro Universitário Estácio do Ceará/ FIC. A homenagem aconteceu na colação de grau dos formandos de 2013.2, realizada no dia 18 de março de 2014, no La Mason Dunas Coliseum, com a presença de autoridades como o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil OAB-CE, do Diretor da FESAC-OAB, do representante do Conselho Regional de Administração CRA-CE, além de deputados como Raquel Marques, entre outros.