Pular para o conteúdo principal

Prof. William Quezado lança livro de Marketing aplicado ao Turismo

Marketing e Gastronomia:
Estratégias para Turismo e Hotelaria

Este livro nasce do profundo desejo de seus realizadores de promover a difusão do conhecimento e o alargamento das fronteiras da ciência, através da atividade de pesquisa. Nasce, também, a partir de reflexões teóricas e das práticas de ensino dos diversos pesquisadores envolvidos em sua concepção.
E, por que, afinal, tratar do turismo e hospitalidade? A prática do Turismo é por si só, um dos elementos mais empolgantes e motivadores na busca por realização de todo ser humano. É através dessa experiência, de se transportar para outros mundos e outras realidades, que o ser humano se encontra. E é por meio da descoberta do novo que conhecemos a nós mesmos e que compreendemos melhor nosso papel no mundo. O turismo é, portanto, o responsável pela formação da visão de mundo de quem dele se beneficia.
Indo além dessa visão, o turismo e a hospitalidade também possuem grande importância como atividades econômicas. Segundo a Organização Mundial do Turismo¹, o setor movimentou mais de US$ 1 trilhão no ano de 2014, em todo o planeta. Ainda conforme a instituição, 2014 foi o quinto ano consecutivo de aumento no número de viajantes¹. De todos os continentes, as Américas registraram o maior crescimento, de cerca de 7%. A Ásia ficou com cerca de 5% de crescimento, enquanto a Europa teve um crescimento de 4% e a África, cerca de 2%¹.
No cenário das Américas, é possível afirmar que o Brasil é, hoje, um dos destinos turísticos mais heterogêneos do mundo. Existem ofertas que incluem os segmentos de eventos, de sol e praia, esportes, aventura, ecoturismo e cultura.
Para a devida compreensão do turismo, é importante que haja também uma forte orientação para o mercado, baseada em adequadas estratégias de marketing. Assim, o turismo precisa ser pensado sob o viés de mercado. A gestão mercadológica representa um forte fator de diferenciação competitiva para as empresas que atuam no setor turístico, especialmente os hotéis e pousadas, que enfrentam forte concorrência em um mercado extremamente acirrado.
Frente a esse importante fator, a parte um desse livro é constituída por artigos que abordam as estratégias mercadológicas no turismo, aprofundando, dentre outras vertentes, sua aplicabilidade, através de estudos de casos em empresas cearenses.
Outro forte elemento turístico que tem sido bastante explorado e que possui um grande potencial econômico é a gastronomia. Segundo pesquisa¹ da Embratur, feita em 2014, 93,2% dos visitantes aprovaram a culinária do país, reforçando a comida como valor da identidade brasileira. Mediante tal relevância para a formação do patrimônio turístico, a segunda parte desse livro é composta por artigos que tratam da influência da gastronomia no turismo, avaliando como tal fator pode ser significativo para o estabelecimento de uma ampla demanda.
Espera-se que tais pesquisas e reflexões aqui apresentadas contribuam de maneira enriquecedora para o desenvolvimento do eixo tecnológico Hospitalidade e Lazer, compreendendo que esse também engloba o turismo e suas diversas vertentes como elementos de uma crescente área acadêmica e profissional. Essa é a expectativa de todos os autores que ajudaram a compor a presente obra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marketing imobiliário: Brasil é escolhido melhor lugar para se investir em imóveis entre emergentes. Mas o que esperar do setor?

Que perspectivas se apresentam para o mercado imobiliário e de construção civil nos próximos anos? Vale a pena comprar um imóvel agora ou devo esperar? Os preços vão continuar subindo freneticamente, vão estagnar ou vão despencar? É coerente se falar em um "bolha" no mercado imobiliário? Estive em uma recente palestra de Pedro Seixas, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), onde, juntamente com diversos profissionais do setor, questionei os rumos do mercado imobiliário brasileiro nos próximos anos. Isso complementou bastante a reflexão que já vinha desenvolvendo e compartilhando nos últimos meses. O fato é que com a alta extraordinária dos preços dos imóveis nos últimos anos é frequente esse tipo de reflexão por parte de consumidores e até de investidores ou interessados no mercado imobiliário e de construção civil. A verdade é que o que tem se visto no Brasil nos últimos anos é um fenômeno mundial que impressiona e eleva o país a primeiro colocado como destino...

Professor William Quezado recebe reconhecimento por contribuição tecnológica para o mestrado da UFC

Dr. Augusto Cabral, Diretor da Faculdade de Economia da UFC. Durante o 1° Encontro PPAC Profissional de Premiação e Reconhecimento, realizado no dia 23/05 no Auditório do novo prédio da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, o Professor William Quezado recebeu menção por contribuição relevante para o desempenho do Mestrado em Administração. O reconhecimento pela relevância deu-se no quesito Produção Técnica e Tecnológica no período avaliativo de 2011 pelo sistema CAPES-coleta/ Plataforma Lattes e ajuda a consolidar o Mestrado diante do orgão. O Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria busca implementar o Doutorado o mais breve possível e essas contribuições produtivas dos egressos ajudam a fortalecer a possibilidade de concretização desse desejo da instituição perante o CAPES, orgão regulador dos programas de Mestrado e Doutorado no Brasil. Certificado por contribuição relevante para o Mestrado da UFC

Paraninfo da Turma de Graduação em Marketing da Estácio|FIC

O Centro Universitário Estácio do Ceará, a Estácio|FIC, realizou sua cerimônia de Colação de Grau dos formandos no Centro de Eventos do Ceará, no ano de 2015. Além dos formandos oriundos dos diversos cursos de graduação da instituição, também se fizeram presentes autoridades do estado, professores, coordenadores e funcionários da instituição, bem como parentes e amigos dos discentes. Na ocasião, foram homenageados figuras importantes nas diversas áreas de formação dos cursos, destacados como Paraninfos de cada graduação.  Os Paraninfos são  os   padrinhos   ou   madrinhas   dos   formandos , sendo  uma   personalidade  destacada no âmbito do corpo científico da área dos   formandos ; trata-se em geral, de pessoa de notório saber   acadêmico , reconhecida competência e padrão de referência na área específica de conhecimento.   O Professor William Quezado foi escolhido, na ocasião, como Paraninfo do curso ...