Pular para o conteúdo principal

Lançado livro de Turismo e Hotelaria organizado pelo Prof. William Quezado

Turismo e Hospitalidade:
Natureza, Memória, Cultura e Arquitetura

Inquestionavelmente, o turismo é uma das principais modalidades econômicas mundiais, respondendo por cerca de 9% do Produto Interno Bruto mundial¹. Ele representa um grande fator de crescimento para muitos países no mundo, e, em muitos casos, a principal atividade econômica, sendo um forte promotor de emprego e renda, o que impacta diretamente nos índices sociais e de desenvolvimento humano.
Não obstante, esse turismo precisa ser pensado também sob suas diversas vertentes e potencialidades, e não apenas sob aquelas de ordem estritamente econômica, como é mais comum se observar. Faz-se necessário pensar o turismo sob a ótica da formação da identidade dos grupos, tanto aqueles que praticam o turismo e hospitalidade, quanto os que sofrem influência de sua prática. É importante compreender os aspectos ligados às políticas públicas concernentes ao turismo, bem como seus impactos sociais e implicações para as comunidades envolvidas e diretamente relacionadas com o setor.
Assim, as questões das políticas públicas e da sociologia do turismo são discutidas na parte um do presente livro, aprofundando estudos acerca das tradições, da memória, do lazer e das relações intercambiais culturais presentes nas interações provenientes do turismo e da hospitalidade.
Já a parte dois trata do sightseeing no Ceará, abordando, através da reflexão científica, potenciais do turismo que o estado possui, aprofundando-se no estudo de atrativos turísticos, do patrimônio arquitetônico e do turismo sertanejo na região.
O presente livro buscou, para essas pesquisas, fundamentar-se nas principais teorias vigentes que integram o mainstream do turismo, colaborando, também, para a construção de novos saberes e reflexões, proporcionando aprendizagem multidisciplinar, elemento de grande importância na constituição das ciências sociais aplicadas.
Os autores, através das pesquisas realizadas e apresentadas, buscaram contribuir com o progresso do eixo tecnológico Hospitalidade e Lazer, avançando na compreensão acadêmica e profissional dessa área tão importante para a economia brasileira e do estado do Ceará.
Assim, esta obra destina-se tanto a pesquisadores e professores, quanto a alunos e profissionais do Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer, que buscam aprofundar-se na compreensão e na reflexão crítica da área.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paraninfo da Turma de Graduação em Marketing da Estácio|FIC

O Centro Universitário Estácio do Ceará, a Estácio|FIC, realizou sua cerimônia de Colação de Grau dos formandos no Centro de Eventos do Ceará, no ano de 2015. Além dos formandos oriundos dos diversos cursos de graduação da instituição, também se fizeram presentes autoridades do estado, professores, coordenadores e funcionários da instituição, bem como parentes e amigos dos discentes.
Na ocasião, foram homenageados figuras importantes nas diversas áreas de formação dos cursos, destacados como Paraninfos de cada graduação. 
Os Paraninfos são ospadrinhosoumadrinhasdosformandos, sendo umapersonalidade destacada no âmbito do corpo científico da área dosformandos; trata-se em geral, de pessoa de notório saberacadêmico, reconhecida competência e padrão de referência na área específica de conhecimento.
O Professor William Quezado foi escolhido, na ocasião, como Paraninfo do curso de Graduação em Marketing 2015.

Prof. William Quezado é chancelado pela Endeavor na Metodologia de Empreendedores de Alto Impacto

O Prof. William Quezado recebeu em novembro de 2014 do escritório da Endeavor em São Paulo  a chancela da instituição. A chancela é conferida a professores que são treinados e avaliados pelos auditores da Endeavor Global Entrepreneurship e que passam a poder ministrar a metodologia na formação de empreendedores de alto impacto. Foram convidados para se submeter a essa chancela os professores com melhor avaliação do Programa de Pós-Graduação|MBA da Universidade de Fortaleza - Unifor.

Sobre a Endeavor: 
A Endeavor é a organização mais importante de promoção
DA CULTURA EMPREENDEDORA NO MUNDO.
Trazida para o Brasil após uma conversa entre Beto Sicupira – um dos maiores empreendedores brasileiros - e Linda Rottenberg, no fim da década de 1990. Na época, ela estava começando a transformar em realidade o seu sonho de construir uma organização que ajudasse a promover a cultura empreendedora nos países em desenvolvimento. A Endeavor tinha operações recentes no Chile e Argentina.
Encantado com a i…

Marketing imobiliário: Brasil é escolhido melhor lugar para se investir em imóveis entre emergentes. Mas o que esperar do setor?

Que perspectivas se apresentam para o mercado imobiliário e de construção civil nos próximos anos? Vale a pena comprar um imóvel agora ou devo esperar? Os preços vão continuar subindo freneticamente, vão estagnar ou vão despencar? É coerente se falar em um "bolha" no mercado imobiliário?
Estive em uma recente palestra de Pedro Seixas, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), onde, juntamente com diversos profissionais do setor, questionei os rumos do mercado imobiliário brasileiro nos próximos anos. Isso complementou bastante a reflexão que já vinha desenvolvendo e compartilhando nos últimos meses.
O fato é que com a alta extraordinária dos preços dos imóveis nos últimos anos é frequente esse tipo de reflexão por parte de consumidores e até de investidores ou interessados no mercado imobiliário e de construção civil. A verdade é que o que tem se visto no Brasil nos últimos anos é um fenômeno mundial que impressiona e eleva o país a primeiro colocado como destino para in…