Turismo e Hospitalidade:
Natureza, Memória, Cultura e Arquitetura
Inquestionavelmente, o turismo é uma das principais modalidades econômicas mundiais, respondendo por cerca de 9% do Produto Interno Bruto mundial¹. Ele representa um grande fator de crescimento para muitos países no mundo, e, em muitos casos, a principal atividade econômica, sendo um forte promotor de emprego e renda, o que impacta diretamente nos índices sociais e de desenvolvimento humano.
Não obstante, esse turismo precisa ser pensado também sob suas diversas vertentes e potencialidades, e não apenas sob aquelas de ordem estritamente econômica, como é mais comum se observar. Faz-se necessário pensar o turismo sob a ótica da formação da identidade dos grupos, tanto aqueles que praticam o turismo e hospitalidade, quanto os que sofrem influência de sua prática. É importante compreender os aspectos ligados às políticas públicas concernentes ao turismo, bem como seus impactos sociais e implicações para as comunidades envolvidas e diretamente relacionadas com o setor.
Assim, as questões das políticas públicas e da sociologia do turismo são discutidas na parte um do presente livro, aprofundando estudos acerca das tradições, da memória, do lazer e das relações intercambiais culturais presentes nas interações provenientes do turismo e da hospitalidade.
Já a parte dois trata do sightseeing no Ceará, abordando, através da reflexão científica, potenciais do turismo que o estado possui, aprofundando-se no estudo de atrativos turísticos, do patrimônio arquitetônico e do turismo sertanejo na região.
O presente livro buscou, para essas pesquisas, fundamentar-se nas principais teorias vigentes que integram o mainstream do turismo, colaborando, também, para a construção de novos saberes e reflexões, proporcionando aprendizagem multidisciplinar, elemento de grande importância na constituição das ciências sociais aplicadas.
Os autores, através das pesquisas realizadas e apresentadas, buscaram contribuir com o progresso do eixo tecnológico Hospitalidade e Lazer, avançando na compreensão acadêmica e profissional dessa área tão importante para a economia brasileira e do estado do Ceará.
Assim, esta obra destina-se tanto a pesquisadores e professores, quanto a alunos e profissionais do Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer, que buscam aprofundar-se na compreensão e na reflexão crítica da área.
Comentários
Postar um comentário