Pular para o conteúdo principal

Qual é o conhecimento essencial para o profissional de atendimento?

Recentemente navegando pela rede social Linked in me deparei com uma ferramenta bem interessante semelhante ao Yahoo resposta. É um recurso onde pessoas lançam perguntas e outras pessoas respondem, claro, focando mais o aspecto profissional e de mercado, característica própria da rede social.
A primeira pergunta que vi achei simples e bem interessante ao mesmo tempo: "Para os profissionais da área de atendimento ao cliente, o conhecimento é fundamental! Qual o tipo de conhecimento é o mais relevante obter?".
Algumas pessoas já tinham respondido essa pergunta. Algumas se referiam ao conhecimento do produto e do serviço, suas características e informações técnicas como básico para o profissional de atendimento. Outros, ainda se referiram ao auto-conhecimento como a chave. Respostas interessantes, mas ao meu ver incompletas ou enviezadas. Assim, também me prontifiquei a tentar refletir e responder essa pergunta.
A resposta que se refere ao conhecimento do produto até estaria certa se estivesse sendo respondida a pelo menos 20 anos atrás. Os tempos mudaram e hoje o essencial para o profissional de atendimento e para as empresas é basicamente um: conhecer o cliente é a chave para o profissional de atendimento e para as empresas! Conhecer o cliente e suas necessidades para a partir daí oferecer produtos adequados a necessidade dos clientes ajustando a oferta ao consumidor. Não adianta ter um grande conhecimento sobre um produto se você não conhecer bem a quem você irá ofertar o produto. Suas necessidades e seus desejos devem ser a base da oferta de produtos.
Antigamente se partia do conhecimento do produto para a oferta ao consumidor. Hoje se parte do conhecimento do consumidor para a oferta do produto. O que muda nisso é que o foco do atendimento não é mais empurrar um produto, mas satisfazer as necessidades do consumidor. Na era da produção, em que o marketing era voltado para a produção, as empresas primeiro produziam para depois tentar empurrar o produto. Essa era o tempo do vendedor chato, insistindo para que você levasse um produto que você não queria. Hoje vivemos a busca do profissional de vendas e atendimento que é um consutor (e não o chato!), o profissional que facilita o processo de satisfação das necessidades do cliente e não tenta simplesmente empurrar o que já tem em estoque. Primeiro se conhece e se consulta o cliente para depois se produzir e se ofertar o produto que vai satisfazer suas necessidades.
Por isso é que o conhecimento do cliente é base dos profissionais de venda e das empresas nos tempos de hoje. A era do Marketing voltado para os clientes e para suas necessidades, que traz o cliente para perto para ajudar na formulação dos produtos e da oferta. Essa é a era do Marketing 3.0. E isso a gente explica na próxima conversa.

Comentários

  1. Amei a matéria. Você escreve muito bem e sempre estou atenta ao que tem a dizer. Bjus!

    ResponderExcluir
  2. Texto super relevante. A gente as vezes esquece de ouvir o cliente e aprender mais com ele. Marcio

    ResponderExcluir
  3. Muito feliz suas colocações, como sempre um ser humano com uma visão macro, sobre toda uma sistemática por trás. Parabéns William pelo seu sucesso e por suas idéias.

    Auricélio Cardoso

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Auricélio! Sei que compartilhamos de visões parecidas sobre o mercado e o marketing.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a matéria. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Paraninfo da Turma de Graduação em Marketing da Estácio|FIC

O Centro Universitário Estácio do Ceará, a Estácio|FIC, realizou sua cerimônia de Colação de Grau dos formandos no Centro de Eventos do Ceará, no ano de 2015. Além dos formandos oriundos dos diversos cursos de graduação da instituição, também se fizeram presentes autoridades do estado, professores, coordenadores e funcionários da instituição, bem como parentes e amigos dos discentes.
Na ocasião, foram homenageados figuras importantes nas diversas áreas de formação dos cursos, destacados como Paraninfos de cada graduação. 
Os Paraninfos são ospadrinhosoumadrinhasdosformandos, sendo umapersonalidade destacada no âmbito do corpo científico da área dosformandos; trata-se em geral, de pessoa de notório saberacadêmico, reconhecida competência e padrão de referência na área específica de conhecimento.
O Professor William Quezado foi escolhido, na ocasião, como Paraninfo do curso de Graduação em Marketing 2015.

Prof. William Quezado ministra disciplina na Pós-Graduação da UniChristus

O Professor William Quezado foi convidado para lecionar a disciplina de Planejamento Estratégico Empresarial  na Pós-Graduação em Controladoria e Gestão Empresarial da UniChristus.

A turma é composta por administradores, contadores e economistas basicamente e tem se aprofundado mais sobre o pensamento estratégico nas organizações estudando as escolas da Estratégia (baseado em Mintzberg) e o planejamento estratégico propriamente dito.
A UniChristus oferece cursos de Medicina, Direito, Administração, Ciências Contábeis, Fisioterapia, Pedagogia e Sistemas de Informação e cerca de 20 cursos de pós-graduação. Possui três modernos prédios com infraestrutura totalmente equipada e com o mais alto padrão: o Campus Dom Luís, o Campus Parque Ecológico e o Campus Dionísio Torrres. A Especialização em Controladoria é tendência no mercado, já que tem sido uma constante a oferta de vagas para Controller nas empresas brasileiras e até nas empresas locais. O Controller utiliza primordialmente o contr…

Professor William Quezado é homenageado na Colação de Grau do Centro Universitário Estácio do Ceará

Professor William Quezado foi homenageado pelo desempenho como docente no curso de Graduação em Marketing do Centro Universitário Estácio do Ceará/ FIC. A homenagem aconteceu na colação de grau dos formandos de 2013.2, realizada no dia 18 de março de 2014, no La Mason Dunas Coliseum, com a presença de autoridades como o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil OAB-CE, do Diretor da FESAC-OAB, do representante do Conselho Regional de Administração CRA-CE, além de deputados como Raquel Marques, entre outros.