Pular para o conteúdo principal

Qual é o conhecimento essencial para o profissional de atendimento?

Recentemente navegando pela rede social Linked in me deparei com uma ferramenta bem interessante semelhante ao Yahoo resposta. É um recurso onde pessoas lançam perguntas e outras pessoas respondem, claro, focando mais o aspecto profissional e de mercado, característica própria da rede social.
A primeira pergunta que vi achei simples e bem interessante ao mesmo tempo: "Para os profissionais da área de atendimento ao cliente, o conhecimento é fundamental! Qual o tipo de conhecimento é o mais relevante obter?".
Algumas pessoas já tinham respondido essa pergunta. Algumas se referiam ao conhecimento do produto e do serviço, suas características e informações técnicas como básico para o profissional de atendimento. Outros, ainda se referiram ao auto-conhecimento como a chave. Respostas interessantes, mas ao meu ver incompletas ou enviezadas. Assim, também me prontifiquei a tentar refletir e responder essa pergunta.
A resposta que se refere ao conhecimento do produto até estaria certa se estivesse sendo respondida a pelo menos 20 anos atrás. Os tempos mudaram e hoje o essencial para o profissional de atendimento e para as empresas é basicamente um: conhecer o cliente é a chave para o profissional de atendimento e para as empresas! Conhecer o cliente e suas necessidades para a partir daí oferecer produtos adequados a necessidade dos clientes ajustando a oferta ao consumidor. Não adianta ter um grande conhecimento sobre um produto se você não conhecer bem a quem você irá ofertar o produto. Suas necessidades e seus desejos devem ser a base da oferta de produtos.
Antigamente se partia do conhecimento do produto para a oferta ao consumidor. Hoje se parte do conhecimento do consumidor para a oferta do produto. O que muda nisso é que o foco do atendimento não é mais empurrar um produto, mas satisfazer as necessidades do consumidor. Na era da produção, em que o marketing era voltado para a produção, as empresas primeiro produziam para depois tentar empurrar o produto. Essa era o tempo do vendedor chato, insistindo para que você levasse um produto que você não queria. Hoje vivemos a busca do profissional de vendas e atendimento que é um consutor (e não o chato!), o profissional que facilita o processo de satisfação das necessidades do cliente e não tenta simplesmente empurrar o que já tem em estoque. Primeiro se conhece e se consulta o cliente para depois se produzir e se ofertar o produto que vai satisfazer suas necessidades.
Por isso é que o conhecimento do cliente é base dos profissionais de venda e das empresas nos tempos de hoje. A era do Marketing voltado para os clientes e para suas necessidades, que traz o cliente para perto para ajudar na formulação dos produtos e da oferta. Essa é a era do Marketing 3.0. E isso a gente explica na próxima conversa.

Comentários

  1. Amei a matéria. Você escreve muito bem e sempre estou atenta ao que tem a dizer. Bjus!

    ResponderExcluir
  2. Texto super relevante. A gente as vezes esquece de ouvir o cliente e aprender mais com ele. Marcio

    ResponderExcluir
  3. Muito feliz suas colocações, como sempre um ser humano com uma visão macro, sobre toda uma sistemática por trás. Parabéns William pelo seu sucesso e por suas idéias.

    Auricélio Cardoso

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Auricélio! Sei que compartilhamos de visões parecidas sobre o mercado e o marketing.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a matéria. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Prof. William Quezado ministra aula no MBA em Marketing na Unifor

"Grande professor. Parabéns por enriquecer ainda mais os nossos conhecimentos".  Suelene Filgueiras, Bacharel em Publicidade e pós-graduanda em Marketing pela Unifor. "Disciplina fantástica! Foi ministrada de forma enriquecedora. Thank you Teacher".  Carol Victor Marques, pós-graduanda em Marketing pela Unifor. "Aula top!".  Vívia Maria, pós-graduanda em Marketing pela Unifor.  O Professor William Quezado, Mestre em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ministrou aula para a XVII Turma do MBA em Marketing da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), maior universidade privada e também avaliada como a melhor universidade particular de toda a região norte/nordeste. O Professor ministrou a disciplina de Gestão da Força de Vendas e obteve alto índice de aprovação junto ao corpo discente. A Bacharel em Publicidade e pós-graduanda pela Unifor, Suelene Filgueiras, afirmou: "Grande professor. Parabéns por enriquecer ainda mais os

Professor William Quezado recebe reconhecimento por contribuição tecnológica para o mestrado da UFC

Dr. Augusto Cabral, Diretor da Faculdade de Economia da UFC. Durante o 1° Encontro PPAC Profissional de Premiação e Reconhecimento, realizado no dia 23/05 no Auditório do novo prédio da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, o Professor William Quezado recebeu menção por contribuição relevante para o desempenho do Mestrado em Administração. O reconhecimento pela relevância deu-se no quesito Produção Técnica e Tecnológica no período avaliativo de 2011 pelo sistema CAPES-coleta/ Plataforma Lattes e ajuda a consolidar o Mestrado diante do orgão. O Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria busca implementar o Doutorado o mais breve possível e essas contribuições produtivas dos egressos ajudam a fortalecer a possibilidade de concretização desse desejo da instituição perante o CAPES, orgão regulador dos programas de Mestrado e Doutorado no Brasil. Certificado por contribuição relevante para o Mestrado da UFC

William Quezado Ministra Palestra para Alunos do Centro Universitário Estácio do Ceará/ FIC

Com o tema Educação e Mercado de Trabalho , o Prof. William Quezado palestrou para alunos novatos, veteranos e pessoas da comunidade. O professor trouxe a importância da descoberta e ajustamento do perfil profissional de acordo com as necessidades do trabalho a ser realizado. Enfatizou também elementos da administração do tempo, motivação pessoal, da importância da educação para o desenvolvimento pessoal e o conceito de auto responsabilidade. A palestra inaugurou o auditório da nova unidade da Estácio do Ceará, o Campus Parangaba. O evento foi um sucesso e contou com a participação de todos os coordenadores e com a gestora da unidade, Suêrda Marinho