Pular para o conteúdo principal

Professor William Quezado apresenta pesquisa sobre mercado imobiliário para o Mestrado da UFC

Faculdade de Economia e Administração da  UFC.
Pesquisa foi realizada no período de dois anos pelo professor e pesquisador William Quezado e foi defendida como Dissertação de Mestrado na Universidade Federal do Ceará - UFC.


O professor Quezado conduziu pelo período de 2010 à 2012 uma pesquisa sobre o mercado imobiliário de Fortaleza e buscou identificar os atributos decisivos para a compra de imóveis pelos consumidores da classe C.
Foram averiguados 23 atributos que agregam qualidade a um imóvel e foi pesquisado quais atributos eram imprescindíveis para a compra de um imóvel. Além disso foi feito uma associação com o Ciclo de Vida Familiar - CVF, conceito que aborda as diferenças de comportamentos e hábitos que as famílias adotam em cada estágio que vive. Foram admitidos cinco estágios principais: casais sem filhos, casais com filhos crianças, casais com filhos adolescentes, casais com filhos adultos e o Ninho vazio, estágio em que os filhos saem de casa. Além disso, a classe sócio-econômica pesquisada consistiu na faixa da população que ganha de R$ 1.200,00 à R$ 5174,00, a chamada classe C, cerca de 55% da população brasileira. Foram pesquisadas 423 famílias além de 10 profissionais do mercado. Os resultados indicaram haver associação entre a escolha de determinados atributos como imprescindíveis e o estágio do Ciclo de Vida Familiar em que se encontravam os respondentes.
A pesquisa teve como propósito orientar o trabalho de construtoras e empreendimentos que identifiquem e orientem seus trabalhos para uma segmentação do produto por estágio no Ciclo de Vida Familiar e renda, otimizando as características do empreendimento ao público-alvo. Isso colabora para redução de custos desnecessários e otimização de recursos, além da plena satisfação do consumidor.
A pesquisa foi defendida como Dissertação de Mestrado em Administração e Controladoria pela Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria - PPAC da Faculdade de Economia, Administração, Atuaria e Contabilidade - FEAAC da Universidade Federal do Ceará - UFC e tem como linha de pesquisa Marketing e Operações de Produção. A orientação da pesquisa foi realizada pelo professor Doutor José de Paula Barros Neto, Presidente do Centro de Tecnologia da UFC, que reúne todos os cursos de Engenharia e mais a Arquitetura.

Fonte: FEAAC - UFC.


Comentários

  1. Parabéns professor, a pesquisa ficou excelente e vou usar muito em meus trabalhos no ramo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Grande William! Parabéns meu amigo pela grande pesquisa e pelo resultado. Meu MESTRE!!! Você é uma referência para mim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Paraninfo da Turma de Graduação em Marketing da Estácio|FIC

O Centro Universitário Estácio do Ceará, a Estácio|FIC, realizou sua cerimônia de Colação de Grau dos formandos no Centro de Eventos do Ceará, no ano de 2015. Além dos formandos oriundos dos diversos cursos de graduação da instituição, também se fizeram presentes autoridades do estado, professores, coordenadores e funcionários da instituição, bem como parentes e amigos dos discentes.
Na ocasião, foram homenageados figuras importantes nas diversas áreas de formação dos cursos, destacados como Paraninfos de cada graduação. 
Os Paraninfos são ospadrinhosoumadrinhasdosformandos, sendo umapersonalidade destacada no âmbito do corpo científico da área dosformandos; trata-se em geral, de pessoa de notório saberacadêmico, reconhecida competência e padrão de referência na área específica de conhecimento.
O Professor William Quezado foi escolhido, na ocasião, como Paraninfo do curso de Graduação em Marketing 2015.

Prof. William Quezado é chancelado pela Endeavor na Metodologia de Empreendedores de Alto Impacto

O Prof. William Quezado recebeu em novembro de 2014 do escritório da Endeavor em São Paulo  a chancela da instituição. A chancela é conferida a professores que são treinados e avaliados pelos auditores da Endeavor Global Entrepreneurship e que passam a poder ministrar a metodologia na formação de empreendedores de alto impacto. Foram convidados para se submeter a essa chancela os professores com melhor avaliação do Programa de Pós-Graduação|MBA da Universidade de Fortaleza - Unifor.

Sobre a Endeavor: 
A Endeavor é a organização mais importante de promoção
DA CULTURA EMPREENDEDORA NO MUNDO.
Trazida para o Brasil após uma conversa entre Beto Sicupira – um dos maiores empreendedores brasileiros - e Linda Rottenberg, no fim da década de 1990. Na época, ela estava começando a transformar em realidade o seu sonho de construir uma organização que ajudasse a promover a cultura empreendedora nos países em desenvolvimento. A Endeavor tinha operações recentes no Chile e Argentina.
Encantado com a i…

Marketing imobiliário: Brasil é escolhido melhor lugar para se investir em imóveis entre emergentes. Mas o que esperar do setor?

Que perspectivas se apresentam para o mercado imobiliário e de construção civil nos próximos anos? Vale a pena comprar um imóvel agora ou devo esperar? Os preços vão continuar subindo freneticamente, vão estagnar ou vão despencar? É coerente se falar em um "bolha" no mercado imobiliário?
Estive em uma recente palestra de Pedro Seixas, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), onde, juntamente com diversos profissionais do setor, questionei os rumos do mercado imobiliário brasileiro nos próximos anos. Isso complementou bastante a reflexão que já vinha desenvolvendo e compartilhando nos últimos meses.
O fato é que com a alta extraordinária dos preços dos imóveis nos últimos anos é frequente esse tipo de reflexão por parte de consumidores e até de investidores ou interessados no mercado imobiliário e de construção civil. A verdade é que o que tem se visto no Brasil nos últimos anos é um fenômeno mundial que impressiona e eleva o país a primeiro colocado como destino para in…