Ouvir Philip Kotler é uma ocasião rara, especialmente para mim, amante do marketing e do estudo do mercado, que pude assisti-lo a menos de 5 metros de distância! Kotler é hoje o maior nome do Administração e do Marketing vivo. Pela primeira vez no Norte/ Nordeste, tive a oportunidade de ir ouvi-lo falar a respeito do novo papel do Marketing na era das redes. Impressionante sua atualidade, lucidez e jovialidade conceitual no auge de seus 81 anos de idade. A capacidade de ver sempre o novo do mercado.
Então trago aqui para dividir com quem não pode ir alguns dos conceitos abordados por Kotler em sua palestra ministrada na sexta-feira, 30 de setembro de 2011 durante suas 4 horas e meia de preleção com alguns acréscimos meus.
Kotler iniciou sua preleção contextualizando a era de crises e de caos que vivemos. Lembrou da crise de 2009, do encolhimento do PIB mundial e dos EUA e suas grandes companhias.
O desafio é se preparar para se tornar um World Class, um cidadão de classe mundial que pode competir de igual para igual no cenário internacional, em termos de qualidade, preço e condições. E foi lançada a pergunta: Vocês estão preparados para se tornarem cosmopolitas de relevância internacional? O Brasil vai receber a Copa e as Olimpíadas e Fortaleza vai ser cidade sub-sede da copa do mundo. É importante que desenvolvamos os 3 C's:
Conceitos: Os melhores e mais atuais conhecimentos e ideias como o conceito que Kotler enfatizou de co-criação, onde as pessoas tem que participar do processo de criação do que compram. Co-criação é uma tendência atual que envolve uma velha ideia de fazermos nossas coisas com nossas próprias mãos. Por exemplo, a Fiat da Itália lançou uma campanha onde os clientes iriam ajudar a projetar o novo lançamento, definindo como seria o carro. As pessoas tem necessidades de fazerem juntos. Como diz o slogan do Santander: Vamos fazer juntos? Existem empresas que escolhem como produto a arte de fazer juntos, como a volta dessas lojinhas de artesanato tipo scrapbook. Na esquina da minha casa existe uma, que sempre está lotada de senhoras elegantes nas diversas mesas espalhadas fazendo seus produtos com suas próprias mãos. Lojas também como Nina Bijoux que vendem os elementos para o cliente montar a bijouteria. Mas existem empresas que usam a co-criação não como produto, mas como elemento promocional ou de agregação de valor. Por exemplo, no setor de construção civil, o cliente pode moldar a planta com o arquiteto ou ainda recebe um capacete com seu nome e vai na obra colocar um tijolo no seu apartamento ou pinta uma parede, sentindo que literalmente contribuiu com a concretização do seu sonho, o seu lar.
Competência: a capacidade de atuar em qualquer lugar de acordo com os padrões mais exigentes.
Contatos: As melhores relações pessoais, que proporcionam acesso aos recursos de pessoas e organizações do mundo inteiro.
Outro importante ponto citado por Kotler é a ideia de que o Marketing deve dirigir o negócio! Peter Drucker falou: "Uma empresa tem duas - e apenas duas - funções básicas: marketing e inovação. Marketing e inovação produzem resultados, todo o resto são custos."
Kotler também abordou as marcas e disse que uma marca exitosa é uma marca que conta uma história. Significado é o que o profissional de marketing dá a uma marca. Para isso as empresas tem que aprender a construir e contar uma história, dando um significado a suas marcas e relacionando-as com a vida de seus clientes.
Ele também trouxe a ideia já difundida de transformar clientes em fãs, como a Lego e a Harley Dayvdison fizeram. Você pode ser um executivo que quer parecer durão e compra uma moto para dar uma volta no fim de semana, faz uma tatuagem e põe uma camiseta ou ser um cara realmente durão que sempre anda na sua Harley, mas no momento que se encontrarem, esse vai ser o elo entre vocês, a comunidade Harley que foi construida. O fato de ter uma Harley une esses dois caras.
Outro conceito importante foi o de refazer as velhas ideias. As vezes buscamos o novo, o inédito e nunca achamos e ficamos com a impressão que tudo que tinha que ser inventado já foi. Mas o grande lance é aprender a refazer as velhas ideias de maneiras novas. Por exemplo, o Café é uma bebida milenar e comum, mas a Starbucks refez a velha ideia e se expandiu pelo mundo. A Starbucks não vende café, vende a experiência do café. É o ambiente acolhedor, os inúmeros aromas e misturas de café, o sofá, reencontrar os amigos e o cheiro gostoso de café no ambiente, tudo isso é a experiência. Experiência é tudo!
Esses foram para mim alguns dos principais pontos trazidos por Kotler em sua palestra em Fortaleza.
Sobre Philip Kotler: Possui PhD em Economia pelo MIT e pós-doutorado em Matemática em Havard e em Ciências Comportamentais pela Universidade de Chicago, além de vários títulos Honoris Causa pelo mundo. Foi listado pelo Financial Times como o quarto maior guru dos negócios atrás de Jack Welch, Bill Gates e Peter Drucker. Escreveu mais de 50 livros de administração e Marketing e é considerado seu maior expoente vivo. Seu livro "Administração de marketing" teve a primeira tiragem em 1967 (44 anos atrás) e já foi lançado em mais de 20 idiomas em cerca de 80 países. Já vendeu mais de 5 milhões de cópias e é considerado a Bíblia da Administração de Marketing. Especula-se que ele tenha recebido R$ 700 mil pela palestra em Fortaleza.
Então trago aqui para dividir com quem não pode ir alguns dos conceitos abordados por Kotler em sua palestra ministrada na sexta-feira, 30 de setembro de 2011 durante suas 4 horas e meia de preleção com alguns acréscimos meus.
Kotler iniciou sua preleção contextualizando a era de crises e de caos que vivemos. Lembrou da crise de 2009, do encolhimento do PIB mundial e dos EUA e suas grandes companhias.
O desafio é se preparar para se tornar um World Class, um cidadão de classe mundial que pode competir de igual para igual no cenário internacional, em termos de qualidade, preço e condições. E foi lançada a pergunta: Vocês estão preparados para se tornarem cosmopolitas de relevância internacional? O Brasil vai receber a Copa e as Olimpíadas e Fortaleza vai ser cidade sub-sede da copa do mundo. É importante que desenvolvamos os 3 C's:
Conceitos: Os melhores e mais atuais conhecimentos e ideias como o conceito que Kotler enfatizou de co-criação, onde as pessoas tem que participar do processo de criação do que compram. Co-criação é uma tendência atual que envolve uma velha ideia de fazermos nossas coisas com nossas próprias mãos. Por exemplo, a Fiat da Itália lançou uma campanha onde os clientes iriam ajudar a projetar o novo lançamento, definindo como seria o carro. As pessoas tem necessidades de fazerem juntos. Como diz o slogan do Santander: Vamos fazer juntos? Existem empresas que escolhem como produto a arte de fazer juntos, como a volta dessas lojinhas de artesanato tipo scrapbook. Na esquina da minha casa existe uma, que sempre está lotada de senhoras elegantes nas diversas mesas espalhadas fazendo seus produtos com suas próprias mãos. Lojas também como Nina Bijoux que vendem os elementos para o cliente montar a bijouteria. Mas existem empresas que usam a co-criação não como produto, mas como elemento promocional ou de agregação de valor. Por exemplo, no setor de construção civil, o cliente pode moldar a planta com o arquiteto ou ainda recebe um capacete com seu nome e vai na obra colocar um tijolo no seu apartamento ou pinta uma parede, sentindo que literalmente contribuiu com a concretização do seu sonho, o seu lar.
Competência: a capacidade de atuar em qualquer lugar de acordo com os padrões mais exigentes.
Contatos: As melhores relações pessoais, que proporcionam acesso aos recursos de pessoas e organizações do mundo inteiro.
Outro importante ponto citado por Kotler é a ideia de que o Marketing deve dirigir o negócio! Peter Drucker falou: "Uma empresa tem duas - e apenas duas - funções básicas: marketing e inovação. Marketing e inovação produzem resultados, todo o resto são custos."
Kotler também abordou as marcas e disse que uma marca exitosa é uma marca que conta uma história. Significado é o que o profissional de marketing dá a uma marca. Para isso as empresas tem que aprender a construir e contar uma história, dando um significado a suas marcas e relacionando-as com a vida de seus clientes.
Ele também trouxe a ideia já difundida de transformar clientes em fãs, como a Lego e a Harley Dayvdison fizeram. Você pode ser um executivo que quer parecer durão e compra uma moto para dar uma volta no fim de semana, faz uma tatuagem e põe uma camiseta ou ser um cara realmente durão que sempre anda na sua Harley, mas no momento que se encontrarem, esse vai ser o elo entre vocês, a comunidade Harley que foi construida. O fato de ter uma Harley une esses dois caras.
Outro conceito importante foi o de refazer as velhas ideias. As vezes buscamos o novo, o inédito e nunca achamos e ficamos com a impressão que tudo que tinha que ser inventado já foi. Mas o grande lance é aprender a refazer as velhas ideias de maneiras novas. Por exemplo, o Café é uma bebida milenar e comum, mas a Starbucks refez a velha ideia e se expandiu pelo mundo. A Starbucks não vende café, vende a experiência do café. É o ambiente acolhedor, os inúmeros aromas e misturas de café, o sofá, reencontrar os amigos e o cheiro gostoso de café no ambiente, tudo isso é a experiência. Experiência é tudo!
Esses foram para mim alguns dos principais pontos trazidos por Kotler em sua palestra em Fortaleza.
Sobre Philip Kotler: Possui PhD em Economia pelo MIT e pós-doutorado em Matemática em Havard e em Ciências Comportamentais pela Universidade de Chicago, além de vários títulos Honoris Causa pelo mundo. Foi listado pelo Financial Times como o quarto maior guru dos negócios atrás de Jack Welch, Bill Gates e Peter Drucker. Escreveu mais de 50 livros de administração e Marketing e é considerado seu maior expoente vivo. Seu livro "Administração de marketing" teve a primeira tiragem em 1967 (44 anos atrás) e já foi lançado em mais de 20 idiomas em cerca de 80 países. Já vendeu mais de 5 milhões de cópias e é considerado a Bíblia da Administração de Marketing. Especula-se que ele tenha recebido R$ 700 mil pela palestra em Fortaleza.
Prezado Professor William,
ResponderExcluirAdorei suas aulas na FIC no curso de marketing de relacionamento e indico o senhor em todo lugar. Foi o melhor curso que fiz. Um grande e saudoso abraço!