Pular para o conteúdo principal

Fidelidade: do conjugal ao corporativo

É muito comum ouvirmos profissionais falando de fidelidade do cliente com a empresa, de lealdade, de cliente fiel. Mas será que isso existe mesmo?
Muitas vezes usamos termos no mundo dos negócios que vem de outras áreas, como por exemplo os próprios termos aplicados à administração, como liderança, hierarquia, cadeia de comando, cadeia de suprimentos, estratégia... todos termos de origem militar trazidas para a linguagem administrativa.
E com a palavra "fidelidade" não é diferente. Quando falamos de fidelidade resgatamos sua origem que vem da aliança entre pessoas, ou seja, remonta ao matrimônio, ao casamento. Quando se faz o juramento matrimonial, juramos ser fiel um para com o outro. É um juramento recíproco. É uma via de mão dupla onde os dois prometem a fidelidade. Eis a questão: quando as empresas falam que querem fidelidade do cliente, será que estão dispostas a serem fiéis? Será que estão dispostas a lutar por seus clientes mesmo quando seus interesses estão em jogo? Geralmente a resposta é não! As empresas tentam conseguir algo de seus clientes que nem sequer dão e que não estão dispostas a dar. No momento que o interesse do cliente pode prejudicar o seu lucro, descartam o cliente, o fazem ficar 2 horas falando com call center e o fazem esperar meses pela troca de um produto defeituoso.
Empresas que desejarem ter uma relação mais profunda com seus clientes precisam ser verdadeiras e acima de tudo lutar pelos interesses do cliente, por aquilo que gera valor para eles. Isso remonta a própria definição de Marketing, pois Kotler e Armstrong (1999) afirmam que marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício. Não basta um cartão de fidelidade que não serve para nada. Fidelidade vai muito além de um departamento de CRM.
É isso que os profissionais tem que ter em mente quando quiserem se relacionar com seus clientes. Fidelidade é uma via de mão dupla. Pedir Fidelidade dos clientes e não ser fiel é o mesmo que um marido que tem várias amantes pedir para a mulher ser fiel. Será que isso se sustenta? Provavelmente não. E assim como nos casamentos de hoje em dia que a mulher traida acaba pedindo divórcio e arranjando outro, no mercado, o cliente larga a empresa e busca o concorrente. Então, como já preconiza o velho ditado a respeito dos relacionamentos: "quem não dá assistência, perde a preferência". E assim a fila anda!

Comentários

  1. Fantástico texto Professor Quezado! Continue nos trazendo tantas reflexões inteligentes como essa. Acho que realmente falta as empresas valorizarem e reconhecerem de verdade o papel e a importância de seus clientes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Prof. William Quezado ministra aula no MBA em Marketing na Unifor

"Grande professor. Parabéns por enriquecer ainda mais os nossos conhecimentos".  Suelene Filgueiras, Bacharel em Publicidade e pós-graduanda em Marketing pela Unifor. "Disciplina fantástica! Foi ministrada de forma enriquecedora. Thank you Teacher".  Carol Victor Marques, pós-graduanda em Marketing pela Unifor. "Aula top!".  Vívia Maria, pós-graduanda em Marketing pela Unifor.  O Professor William Quezado, Mestre em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ministrou aula para a XVII Turma do MBA em Marketing da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), maior universidade privada e também avaliada como a melhor universidade particular de toda a região norte/nordeste. O Professor ministrou a disciplina de Gestão da Força de Vendas e obteve alto índice de aprovação junto ao corpo discente. A Bacharel em Publicidade e pós-graduanda pela Unifor, Suelene Filgueiras, afirmou: "Grande professor. Parabéns por enriquecer ainda mais os

Professor William Quezado recebe reconhecimento por contribuição tecnológica para o mestrado da UFC

Dr. Augusto Cabral, Diretor da Faculdade de Economia da UFC. Durante o 1° Encontro PPAC Profissional de Premiação e Reconhecimento, realizado no dia 23/05 no Auditório do novo prédio da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, o Professor William Quezado recebeu menção por contribuição relevante para o desempenho do Mestrado em Administração. O reconhecimento pela relevância deu-se no quesito Produção Técnica e Tecnológica no período avaliativo de 2011 pelo sistema CAPES-coleta/ Plataforma Lattes e ajuda a consolidar o Mestrado diante do orgão. O Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria busca implementar o Doutorado o mais breve possível e essas contribuições produtivas dos egressos ajudam a fortalecer a possibilidade de concretização desse desejo da instituição perante o CAPES, orgão regulador dos programas de Mestrado e Doutorado no Brasil. Certificado por contribuição relevante para o Mestrado da UFC

William Quezado Ministra Palestra para Alunos do Centro Universitário Estácio do Ceará/ FIC

Com o tema Educação e Mercado de Trabalho , o Prof. William Quezado palestrou para alunos novatos, veteranos e pessoas da comunidade. O professor trouxe a importância da descoberta e ajustamento do perfil profissional de acordo com as necessidades do trabalho a ser realizado. Enfatizou também elementos da administração do tempo, motivação pessoal, da importância da educação para o desenvolvimento pessoal e o conceito de auto responsabilidade. A palestra inaugurou o auditório da nova unidade da Estácio do Ceará, o Campus Parangaba. O evento foi um sucesso e contou com a participação de todos os coordenadores e com a gestora da unidade, Suêrda Marinho