Pular para o conteúdo principal

Equipe da QI Faculdades de Caxias faz reflexão com texto do Prof. William Quezado

A equipe da QI de Caxias do Sul começou o mês de março com uma reflexão sobre uma competência de grande significado para a instituição: "Autorresponsabilidade". "Após conversarmos bastante sobre essa competência essencial para o trabalho, terminamos o encontro com um texto que resume bem o que pensamos sobre o assunto", disse Jocenir Ferreira, gerente da unidade Júlio de Castilhos de Caxias do Sul.
Abaixo compartilhamos o texto que fez parte da reflexão, do professor William Quezado, que é mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará:
AUTORRESPONSABILIDADE
Ao longo da vida temos a tendência de atribuir aos outros a culpa pelos nossos próprios fracassos. Mas não percebemos que só nós mesmos iremos perder com isso. Culpar os outros não resolve o problema, não ameniza a dor e é o caminho mais rápido para o fracasso. Isso não só desvia o foco do verdadeiro responsável como usurpa a nossa chance de crescer.
É isso o que prega a ideia de autorresponsabilidade. A ideia é que você é o único responsável pelo seu sucesso. Não adianta culpar Deus, o governo ou mesmo os seus pais. Não adianta culpar a falta de oportunidades, o ambiente em que você nasceu, a educação que teve. É claro que todos esses fatores influenciam quem você é, mas não devem definir absolutamente o que você será.
Caso você não consiga algo, não culpe os outros, não culpe Deus, não culpe o governo ou mesmo seus pais: a responsabilidade pelos seus resultados é totalmente sua. As condições são exatamente essas, cabe a você superá-las ou não. Não viva contando com milagres ou intervenções, se eles vierem serão elemento extra.
Boa parte do que você é ou será é fruto do que você sempre acreditou que é e do que sempre achou que conseguiria.
Reconheça quando estiver errado e recomponha seu comportamento e caminhos: isso não é sinal de fraqueza, mas demonstra força de caráter e capacidade para corrigir o prumo e ajustar as velas e mostra que você está no comando.
Não escolhemos o meio que nascemos, mas simplesmente herdamos, os recebemos. A questão é: "eu nasci nesse ambiente e com essas condições. O que eu farei com isso?" Eu serei vencido pelo ambiente ou superarei o ambiente e tomarei as rédeas da minha vida?

Com informações do site da instituição: http://www.qi.edu.br/noticias/noticia.php?id=2761

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paraninfo da Turma de Graduação em Marketing da Estácio|FIC

O Centro Universitário Estácio do Ceará, a Estácio|FIC, realizou sua cerimônia de Colação de Grau dos formandos no Centro de Eventos do Ceará, no ano de 2015. Além dos formandos oriundos dos diversos cursos de graduação da instituição, também se fizeram presentes autoridades do estado, professores, coordenadores e funcionários da instituição, bem como parentes e amigos dos discentes.
Na ocasião, foram homenageados figuras importantes nas diversas áreas de formação dos cursos, destacados como Paraninfos de cada graduação. 
Os Paraninfos são ospadrinhosoumadrinhasdosformandos, sendo umapersonalidade destacada no âmbito do corpo científico da área dosformandos; trata-se em geral, de pessoa de notório saberacadêmico, reconhecida competência e padrão de referência na área específica de conhecimento.
O Professor William Quezado foi escolhido, na ocasião, como Paraninfo do curso de Graduação em Marketing 2015.

Prof. William Quezado é chancelado pela Endeavor na Metodologia de Empreendedores de Alto Impacto

O Prof. William Quezado recebeu em novembro de 2014 do escritório da Endeavor em São Paulo  a chancela da instituição. A chancela é conferida a professores que são treinados e avaliados pelos auditores da Endeavor Global Entrepreneurship e que passam a poder ministrar a metodologia na formação de empreendedores de alto impacto. Foram convidados para se submeter a essa chancela os professores com melhor avaliação do Programa de Pós-Graduação|MBA da Universidade de Fortaleza - Unifor.

Sobre a Endeavor: 
A Endeavor é a organização mais importante de promoção
DA CULTURA EMPREENDEDORA NO MUNDO.
Trazida para o Brasil após uma conversa entre Beto Sicupira – um dos maiores empreendedores brasileiros - e Linda Rottenberg, no fim da década de 1990. Na época, ela estava começando a transformar em realidade o seu sonho de construir uma organização que ajudasse a promover a cultura empreendedora nos países em desenvolvimento. A Endeavor tinha operações recentes no Chile e Argentina.
Encantado com a i…

Marketing imobiliário: Brasil é escolhido melhor lugar para se investir em imóveis entre emergentes. Mas o que esperar do setor?

Que perspectivas se apresentam para o mercado imobiliário e de construção civil nos próximos anos? Vale a pena comprar um imóvel agora ou devo esperar? Os preços vão continuar subindo freneticamente, vão estagnar ou vão despencar? É coerente se falar em um "bolha" no mercado imobiliário?
Estive em uma recente palestra de Pedro Seixas, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), onde, juntamente com diversos profissionais do setor, questionei os rumos do mercado imobiliário brasileiro nos próximos anos. Isso complementou bastante a reflexão que já vinha desenvolvendo e compartilhando nos últimos meses.
O fato é que com a alta extraordinária dos preços dos imóveis nos últimos anos é frequente esse tipo de reflexão por parte de consumidores e até de investidores ou interessados no mercado imobiliário e de construção civil. A verdade é que o que tem se visto no Brasil nos últimos anos é um fenômeno mundial que impressiona e eleva o país a primeiro colocado como destino para in…